quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vencendo os grandes desafios na Família


Texto: Êxodo 14. 13 – 15

Introdução

Existem muitas situações que se manifestam contra a família, algumas delas são fáceis de enfrentar e de resolver, outras já se tornam um pouco mais complicadas, e existem aquelas situações que aparentemente parecem ser intransponíveis.

O que devemos fazer para vencer os grandes desafios que nos sobrevem dentro da família?

1. Não ter Medo
a. Disse Moisés: Não tenham medo!
b. Medo – Sentimento de inquietação que surge com a ideia de um perigo real ou aparente.
Ilustração
Dois exploradores estavam num safári na floresta quando, de repente, um leão feroz pulou na frente deles. “Calma”, sussurrou o primeiro explorador. “Lembra-se do que nós lemos naqueles livros sobre animais selvagens? Se você ficar bem quieto e olhar o leão nos olhos, ele retornará e fugirá.”
“Tá bom”, replicou o companheiro. “Você leu o livro, e eu também li. Mas e o leão, leu?”
Às vezes, sabemos todos os “bons conselhos” para lidar com uma situação amedrontadora. Mas quando a coisa real acontece, o conselho pode parecer muito distante e irreal! Aí está o que aconteceu com os filhos de Israel (os 12 espias). Eles sabiam que Deus tinha prometido lhes dar a terra de Canaã, mas quando viram realmente a terra e os perigos contidos nela, a fé se dissipou e o medo assumiu o controle. Apenas “ler o livro” não foi suficiente!
Uma ponte para a história bíblica
Todos nós temos medos. Alguns podem ser irracionais, outros são perfeitamente racionais. É normal ter medo de enfrentar uma situação nova, ou tentar uma tarefa que pode ser difícil para você. Quase todos sentem medo ao fazer uma prova, realizar um teste de auto-escola, falar em público, marcar um encontro com alguém, iniciar um emprego novo. Nós experimentamos medos profundos também: o medo de adoecer e de morrer, quer seja nós mesmos ou alguém que amamos; o medo de a família se desestruturar e mudar; o medo da solidão e rejeição. A Palavra de Deus não promete que não teremos medo. É um mundo assustador lá fora. Mas quase todas as vezes que os anjos mensageiros de Deus aparecem a alguém nas Escrituras, eles surgem com a mensagem: “Não te espantes! Não tenha medo!” Deus não quer que sejamos cativos do medo. Ele nos dá poder para vencer o medo e seguirmos em frente com fé.
c. Josué 1.9 – “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for”.
i. Fica na palavra do Senhor, manifeste-se com fé, insista.

d. Números 14. 6 ao 9 – “E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dois dos líderes que haviam espionado a terra, rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza e disseram ao povo: —A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. Se o SENHOR Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica. Porém não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam. Portanto, não tenham medo.”

2. Fiquem Firmes
a. A palavra FIRME signfica – Fixo, estável, inabalável, determinado.
b. História sobre Firmeza
Certa vez, estava o Profeta e seu discípulo andando pelo caminho numa grande jornada. Por estarem andando há muito tempo , resolveram pedir carona a um carroceiro que passava.
- O que?? Eu tenho mais o que fazer do que dar carona para andarilhos! - respondeu grosseiramente o carroceiro.
Assim, prosseguiram o dois a pé a sua jornada. Algum tempo depois, mais adiante na estrada encontraram o carroceiro com sua carroça atolada na lama. O homem chicoteavaa sua mul com toda força , xingando e maldizendo.
Ao ver a cena o discípulo disse:
- Veja Mestre! É aquele carroceiro que passou por nós.
- Vamos ajudá-lo! - disse o Profeta.
O QUE?!? Mas, Mestre, este é aquele homem que se negou a dar-nos carona lá atrás.
- Vamos ajudá-lo. - insistiu o Profeta.
Assim o Profeta e seu discípulo ajudaram o carroceiro e depois de muito esforço conseguiram tirar a carroça do atoleiro. O carroceiro subiu na carroça e foi-se embora, sem ao menos dizer uma palavra de agradecimento.
- Viu, Mestre! Isso é o que eu estava tentando dizer. Olhe como nos tratou depois de tudo o que fizemos por ele. Nem ao menos nos agradeceu. - disse o discípulo.
- Você esperava que ele mudasse de atitude depois que o ajuda-mos? perguntou o Profeta.
- Sim, Mestre! Com certeza.
Bom, ele não mudou o seu modo de ser, mas se nós não o tivessemos ajudado, ele é que teria nos mudado. - respondeu o Profeta.
E seguiram no caminho.

c. Provérbios 20. 28 – “A bondade e a fidelidade preservam o rei; por sua bondade ele dá firmeza ao seu trono.”

3. Diga ao povo que Marche
a. Conceito de Marcha - O termo Marcha designa um tipo ou espécie de música, escrito geralmente em compasso binário, utilizada para regular o passo de um desfile de tropas, procissões religiosas ou de outros grupos.
b. A marcha para ser bonita e preciso ter sincronismo e uniformidade, todos bem alinhados e direcionados.
c. A marcha para Jesus, que acontece todos os anos em campo grande, o que acontece lá: Apesar de várias faixas, todas professam Cristo como Senhor (Unidade na Fé). Passeata (marcha) com o objetivo de orar e andar por ruas principais (chamam a atenção do povo, da imprensa) e ir até a Prefeitura (Ato Profético sobre a Política da cidade), a bíblia diz que onde písássemos a planta dos nossos pés o Senhor nos daria por herança. E por último, culmina em um grande culto onde há muito louvor (Adoração ao Senhor) alí onde é palco do carnaval, também se torna um lugar de adoração para Deus.

4. Levante o Bastão e o estenda sobre o Mar
Autoridade - Conceito de Autoridade
O conceito de autoridade está relacionado com o conceito de hierarquia e corresponde ao poder de comandar os outros e levá-los a agir da forma desejada e constitui a base para a responsabilidade. É portanto uma relação de poder que se estabelece de superior para subordinado.
- Significado de Autoridade: Poder legítimo outorgado, direito de mandar ou de ordenar sobre pessoas, sobre a natureza, sobre as coisas espirituais.
a. Moisés pode contra as forças da natureza, por causa da autoridade que lhe foi outorgada pelo Senhor, e o mesmo foi com Josué, e também com o nosso Cristo.

Conclusão
Para que a família vença os grandes desafios no curso de sua existência é preciso lutar sem medo, é necessário ficar firme e não mudar seus conceitos mesmo diante da ingratidão, é preciso ir adiante e marchar promovendo unidade, clamor público, atos proféticos e adoração. E ainda por último manifeste a autoridade que lhe foi outorgada pelo Senhor.

Um grande abraço, Graça e Paz.

Pr Cristiano Fernandes
8ª IPR de Campo Grande/MS.

Nenhum comentário: