terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2011 - Ano da Maturidade e da Excelência

Texto: Êxodo 18.17

Introdução

Todos os anos nos reunimos no último e primeiro dia do ano para nos lembrar de nossas vitórias e conquistas, também para falarmos de nossas experiências (para não falar derrotas, pois todo cristão passa por lutas e dentre algumas derrotas geram maiores experiências), e claro para projetarmos o ano seguinte. Quem faz projeto com Deus, sempre avança e conquista mais.

O tema ao qual lançamos como propósito para a Igreja Presbiteriana Renovada do Jardim Mário Covas, surgiu após vários momentos de oração e reflexão, por condençar e avaliar as experiências de 2010, a partir daí então proposemos o tema.

"2011 - Ano da Maturidade e da Excelência".

Para entendermos melhor o que Deus esta propondo para as nossas vidas, usaremos a história de dois homens da bíblia, Moíses (homem chamado por Deus para uma grande tarefa) e Jetro (que apesar de aparecer tão pouco na história da vida do povo de Deus e até mesmo de Moisés, mas nesta ocasião se tornou peça chave para desatar, e para abrir os olhos daquele com tamanho chamado).

O contexto histórico nos conta que Moisés após ter levado uma palavra de confronto a Faraó, trouxe consequências drasticas para aquele povo, era Deus punindo e destronando os deuses do Egito, que após a libertação entraram num processo mais profundo de transformação e geração de confiança ao Único Deus Yave. No desenrolar dos fatos aqueles 3 milhões já haviam superado a perseguição de Faró com seus cavaleiros, as águas amargas da fonte de Mara, a escasses de alimentos e até mesmo de água, e é sempre assim, problemas sempre atraem mais problemas.

Mas em meio a todas essas dificuldades, Jetro sogro de Moises nos traz uma reflexão de coisas que nós devemos valorizar mais neste ano de 2011 para que vivamos a excelência do Senhor.

Analisemos a partir de agora os dois termos do tema de 2011: Maturidade e Excelência.

1. MATURIDADE

Maturidade significa: estado de maduro, em que as pessoas atingem seu completo desenvolvimento; Idade Madura; Firmeza; Exatidão; Prudência e Experiência.

Quando pensamos na palavra, logo pensamos em alguém de cabelos grizalhos, avançado no tempo, o objetivo não é dizer que somos ou que precisamos ficar como velhos, mas ter o comportamento de uma pessoa que possui esta experiência, e que se utiliza dos benefícios de uma caminhada para tomar decisões, para projetar a vida.

Continuaremos mais tarde a portar esta mensagem....

Nenhum comentário: