quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os 5 Resultados De Uma Pescaria com Jesus


Texto: Lucas 5.1 - 11


Introdução

Dizem por aí que todo pescador que se preze possui uma história de uma grande pescaria, e mesmo que ela não signifique quantidade, os argumentos tentam demonstrar esse realidade.
Existem muitas histórias de pescador, mas para mim a mais interessante foi a de um rapaz, sobrevindo do rio Grande: “Certa vez ele e alguns amigos, influenciados por certa pessoa se dirigiram a um determinado lugar para pescar, e após alguns dias, retornaram com uma fisionomia de pescadores frustrados, perguntados acerca dos resultados alcançados, a resposta foi: pegamos alguns peixes, o fulano de tal deixou escapar 1, que ... (valeria a pena), e então nova pergunta foi realizada, e você o que pegou, e ele respondeu: “Eu, eu peguei uma traíra”, isso causou alguns risos, e buscando então como qualquer pescador justificar, ele disse: “Mas a traíra pesava meio kilo”.
Nessa História de Lucas 5.1 – 11, também presenciamos a história de alguns pescadores, que após uma noite de muito trabalho, estavam na praia lavando suas redes, com um semblante triste e descaído, pescadores que não tinham nem argumentos para defender sua derrota.
Mas em meio aquela realidade, eles são surpreendidos por um novo convite para outra pescaria. Jesus convida Pedro, Tiago, João e os seus companheiros, e esta pescaria promove principalmente na vida de Pedro 5 resultados:


1. RELACIONAMENTO (Lucas 5. 3)
• Relacionar - significa estabelecer uma comunicação, uma ponte entre as pessoas, que as une através de um propósito ou objetivo.
• Pedro possuía característica negativas de uma pessoa Sanguínea: Volúvel, Indisciplinado, Impulsivo, Inseguro, Instável, Exagerado, Explosivo.
• Mesmo ele tendo essas características, Jesus se relaciona com Pedro.
• Não por causa das características negativas, mas por crer em quem ele se tornaria. (Jesus não se relaciona com você por causa das suas características positivas ou negativas, ou por suas capacidades, não por causa do que você tem, ele se relaciona com você por causa do propósito de Deus para sua Vida e porque ele te ama).

2. ENSINO (Lucas 5. 3)
• O significado etmológico da palavra é INSIGNARE, que significa "ASSINALAR" ou "MOSTRAR ALGO A ALGUÉM";
• Eu me lembro de algumas pescarias que fiz com o meu Pai, lembro-me dele me ensinando a preparar a vara, da forma de se escolher as iscas, de que rio cheio de mais não pega nada, e o principal, na hora da fisga: não querer tirar rápido demais o peixe.
• E hoje me lembro de 2 pescarias que fiz com meu filho.
• Jesus buscava assinalar, mostrar algo para aquela multidão e para aqueles pescadores, ou seja, mostrar a direção do Reino de Deus;
• João 14.6, Jesus diz: “Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA”.

3. MARAVILHAS (Lucas 5. 6)
• O significado da palavra MARAVILHA no dicionário de Português é: Aquilo que é capaz de despertar grande admiração; prodígio, assombro.
• Aqueles homens estavam frustrados, preocupados pelo resultado daquela pescaria;
• Então Jesus chega como quem não quer nada e promove resultados maravilhosos por causa da sua Sabedoria, Ousadia, Autoridade.


4. RECONHECIMENTO (Lucas 5. 8)
• A palavra reconhecimento poderia aqui a descrever com dois sentidos:
1. Ato ou efeito de reconhecer, gratidão por algo de bom que me fizeram.
2. Declaração, confissão, reconhecimento de uma falta, de uma dívida...
• Neste caso Pedro, após a manifestação de direção de Jesus, revelando seu conhecimento antecipado dos fatos, promovendo tamanho resultado naquela pescaria, provocou este estado de Grande Admiração, não só em Pedro, mas em todos que ali estavam.

5. CHAMADO (Lucas 5. 10)
• A palavra Chamado significa – mandar Vir, convocar para uma missão, vocação.
• A origem da palavra “vocação”: ela vem do verbo latino “vocare”, que quer dizer “chamar”. A vocação é, portanto, um chamado. No âmbito religioso, a vocação é sempre um chamado de Deus para alguma coisa.
• A pessoa chamada se sente impelida, atraída para aquilo a que justamente é chamada. É comum ouvir alguém que fez essa experiência da vocação dizer que o chamado é como se fosse uma voz que ressoa suave e insistentemente aos nossos ouvidos. É como uma idéia que insiste em permanecer, mesmo quando queremos descartá-la.

CONCLUSÃO


Existe uma frase bem conhecida por todos os pescadores de plantão, que é: “Ta nervoso, vai pescar”.
E talvez você esteja precisando de um momento como este com o Senhor Jesus, permita que ele se aproxime cada vez mais de você, não só permita que ele suba no barco da sua vida, família, finanças, ministério, mas entregue a ele o timão, para que ele te conduza, para isso gere relacionamento com Jesus.
Aproxime-se do ensino verdadeiro de Jesus, ele busca assinalar e mostrar a você a verdade sobre o reino de Deus, e não só sobre as conquistas da vida.
Ouça e obedeça a sua voz, aceite a sua direção e você provará das grandes maravilhas que ele faz.
Reconheça seus pecados, mas não se esquive por causa deles, saiba que Jesus ele te purifica pela sua palavra e te purifica por seu sangue.
E em nome de Jesus, não só aceite o Chamado de Jesus pra sua vida, mas o faça cumprir.

Um grande abraço, fiquem na Graça e na Paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Pr Cristiano Fernandes
8ª IPR de Campo Grande/MS.

Um comentário:

Unknown disse...

PR A PAZ AMEI AS SUAS MENSAGENS ,SOU A MISSIONARIA PARPINELI VC ESTA CUIDANDO DE UM CASAL FILHOS MEUS NA FÉ ,OBRIGADA POR CUIDAR DELES AI SEI QUE ELES JA ESTÃO INDO EMBORA MAIS ESTOU EM ORAÇÃO POR ELES .