terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rompendo com os Ciclos da Vida

Texto: Números 14. 39 ao 45

Introdução

A vida é composta por muitos altos e baixos, períodos de grandes conquistas e momentos de grandes batalhas, agora existem momentos apces que delimitam o que realidade de vida viveremos num determinado período de tempo.

Agora esses momentos são deliberados a partir da definição conquistada após uma grande batalha,o que antecede esses momentos, chamo de ciclo, ou seja, de tempos em tempos, janelas se abrem, como se fossem oportunidades reabertas para que possamos após uma batalha conquistarmos o direito de romper com determinado ciclo e então vivermos uma realidade nova.

Sabe aquela oportunidade de pisar numa terra jamais antes vista, beber daquela fonte jamais experimentada, o Novo de Deus para as nossas vidas.

Agora o que em muitas vezes acontece, as pessoas desejam viver em novidade de vida, só que pra isso existe a luta, e diante de um ciclo que pode abrir esta realidade, o fogo aumenta e muitos desistem de lutar, e isso faz com que não vivamos os momentos novos, retroagimos e por isso tem muita gente comendo e bebendo só coisas velhas, nunca conseguem entrar no melhor de Deus.

O texto proposto nos mostra um resultado catastrófico para toda a Nação de Israel, por causa do ciclo que se abriu, era a grande oportunidade depois de mais de 430 anos, uma única oportunidade, uma porta que se abriu para encerrar uma vida de escravidão, e o povo diante das argumentações humanas e naturais não conseguiram corresponder, fechou-se o ciclo e toda a nação teve que aguardar um novo momento, desfechando a história com uma grande derrota.

A palavra ciclo no dicionário tem o significado de: acontecimentos que se repetem com certa ordem.

Quem gosta de filmes de ficção científica sabe disso: um portal jamais se abrirá no mesmo local, sendo o mesmo dia, somente após décadas ele poderá abrir de novo e naquele mesmo local, ou seja, tem coisas que Deus quer liberar para a sua vida hoje, e que poderá passar anos novamente pra você ter uma nova oportunidade, e o que você vai fazer?

Hoje você pode estar diante de um momento como este, vivendo um ciclo, e a pergunta que não quer calar, é? Você estaria disposto a superar as dificuldades, os relatórios negativos, acreditando na promessa de conquista para as vossas vidas, decidindo ir adiante sem retroceder?

Como posso romper os Ciclos que aparecem na minha Vida?
O que Devo fazer?

1. Verificar se dentro deste ciclo a decisão que devo tomar esta respaldado pela Promessa de Deus?

Em relação ao texto, todos aqueles homens pertencentes a Nação de Israel conheciam a promessa concernente a conquista da terra. Eles sabiam de onde tinham saído, quem eles eram (escravos) e o que eles haviam se tornado (livres).

O capítulo 13.1 diz o seguinte: Disse o Senhor. E a pergunta é a seguinte: Quem Disse? o Senhor falou, e a palavra diz: "Que Deus não é homem para que minta, e nem filho do homem para que se arrependa", ou seja, se Deus falou é óbvio que a benção será nossa.

Agora você esta vivendo diante de um ciclo, e esta mensagem te pergunta: você está em dúvida, se vai adiante, se para no meio do caminho, e retrocede? É simples a resposta, existe a promessa de Deus para sua vida, ela condiz com o que o Senhor já lhe havia prometido, então avance, não tenha dúvida, é de Deus.

Deus ao direcionar o coração do líder gerou um caminho, enviar homens para espiarem a terra e expor um relatório conforme a vontade do Senhor para posteriormente administrarem as estratégias para conquista da terra.

A palavra foi:
1.1 - envia homens (Deus não mandaria ninguem se não fosse séria a promessa de conquista);
1.2 - que espiem a terra (a idéia era gerar uma análise, e posteriormente montar uma estratégia de conquista);
1.3 - que eu ei de dar aos Filhos de Israel (promessa verídica e real para a conquista da terra, para um futuro bem próximo). Agora tem muita gente que quer conquistar as coisas num passe de mágica, e por não entrar dentro das direções de sua liderança, ambiciosos em conquistar na base da ansiedade, acabarão perdendo a possibilidade de suas consquitas, o ciclo passará e somente anos, talvez décadas a frente terão uma nova oportunidade, cuidado.

Outra coisa, não existem conquistas sem antes enfrentar lutas, não existe grandes conquistas, sem antes enfrentar grandes lutas. Deixa te dizer uma coisa: sem luta, não há conquista.

2. Após ter certeza da Promessa, analise a parte negativa e se fixe na parte positiva do relatório.

Todo relatório possui dois lados: o lado bom e o lado ruim.
Como se diz o ditado, quando uma pessoa vai transmitir certas notícias: Tenho uma boa e outra má notícia, qual você quer primeiro?

Para se romper com os ciclos da vida, é preciso analisar os relatórios emitidos tanto a parte ruim quanto a boa, mas de forma nenhuma devemos nos posicionar direcionados pelo lado ruim do relatório. As vezes é preciso deixar de lado a parte do relatório que gera Dúvida e acreditarmos na promessa e mesmo que mínimo que seja, valorizar o lado positivo do Relatório.

Neste caso, o texto nos mostra que nem sempre a maioria tem razão, a maioria dos espias estava se importando com a parte negativa do relatório e desmotivando os demais e principalmente o povo a ir adiante, agora se Deus prometeu a conquista seria certa.

Tem muitas pessoas que vão pelo ditado: "A voz do povo é a voz de Deus", também digo, nem sempre é assim.

Algo aqui interessante a ser salientado é em relação ao Fruto que foi trazido. Moisés disse: traga do fruto da terra, e dois foram os homens encarregados, creio até que seja Josué e Calebe, enquanto os outros 10 estavam desacreditados e desmotivados, falando ao povo até em levantar um novo lider e buscarem a direção de retroagir, voltar para traz, Calebe encessantemente estava mostrando o fruto, um cacho de Uva produzido na terra.

Saque aquela coisa, as pessoas estão dizendo, voltemos para traz, e a minoria esta dizendo, mas olha o fruto, ou seja, a possibilidade de não só provar do fruto, mas de conviver com as maravilhas e conquistas da terra todos os dias, e para isso acontecer necessário seria ir ao campo de batalhar, infelizmente aqueles tomaram a decisão de voltarem para traz, e quando decidiram lutar o ciclo já estava fechado, a arca e a liderança ficaram estáticos e a perca foi muito grande.

3. Não tome a decisão de estaguinar e voltar para traz.

No capítulo 14. 1 ao 4, vemos o povo chorando, sentindo a morte perto, se vendo como coitadinhos, buscando até uma nova liderança. Diante dessa realidade Deus sempre emitirá avisos, o primeiro veio por:
3.1 - Moisés e Arão (sacerdotes)- estes cairam sobre seus rostos dizendo: se dobrem diante do único que tem a chave e o poder para nos ajudar nesta conquista, ou seja, eles estavam dizendo: se rendam e acreditem que é possível, deixem o Senhor ser Deus sobre nossas vidas.

3.2 - Josué e Calebe (Príncipes e herdeiros da promessa) rasgaram suas vestes (em sinal de humilhação) dizendo-se humildes e sabedores que com altivez e individualidade não se conquista nada, é preciso reconhecer a dependência em Deus.

3.3 - Os quatro anteriores, declaravam em uníssono: "A terra é muitíssimo boa". Não olhe simplesmente para os desafios, mas se fixem na promessa, não só experimente hoje da possibilidade, mas tenha convicção que o Senhor nos dará condições e capacidade de lutar essa luta, e tomarmos posse de tudo o que o Senhor preparou para as nossas vidas.

Conclusão

Essa geração não soube aproveitar a promessa de conquista, perderam a oportunidade dada por um CICLO que se havia aberto, e somente 40 anos depois foi que outra geração foi capaz de crer e lutaram o suficientemente para conquistar a terra, e de fato aceitaram o desafio, não duvidaram e não somente entraram na terra, e nem somente experimentaram, mas tomaram posse de verdade das conquistas.

Deus tem aberto um ciclo diante de seus olhos, parece que agora você poderá provar de um novo nível de conquista, o Novo de Deus se apresentou pra sua vida, então amado, verifique o caminho e a decisão está pautada pela Promessa, Não se preocupe tanto com as dificuldades ou com a parte do relatório que é negativo, não desista, não retroaja mas avance e conquiste, em nome de Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: