sexta-feira, 14 de março de 2008

UM CHAMADO A RESTAURAÇÃO

Texto: Jeremias 3: 8


Amados como é maravilhoso ser participantes da mesa do Senhor, muitas pessoas as vezes não entendem o sentido de seu verdadeiro significado, e a própria palavra mostra que por isso muitos acabam fracos e doentes, por tamanha negligência.

Hoje vamos falar sobre o reino do Norte e do Sul, utilizando-se aqui a figura do Profeta Jeremias, muito conhecido por "o profeta Chorão".

Quem era esse profeta, ele filho de Hilquias, sacerdote em anatote, na terra de Benjamim, escolhido por Deus desde o ventre, santificado e separado por profeta as Nações, teve uma importância tremenda na história de Israel, sua mensagem direcionava para o exílio (cativeiro babilônico), como deve ter sido difícil levar tal mensagem de confronto, não somente ao povo, mas principalmente aos falsos profetas que operavam na época, sacerdotes e reis.

O profeta Jeremias exerceu seu ministério em tempo dos reis, Josias, Jeoaquim, Zedequias e Joaquim. Profetizou a queda de Jerusalém segundo uma vertente teológica, afirma-se a data de 15 e 16 de março em 597 a.C.

O interessante é que os profetas sempre tinham uma mensagem dura, mas também possuiam uma mensagem de esperança, um chamado ao arrependimento e conserto diante de Deus.


1. UM CHAMADO A RESTAURAÇÃO DO TEMOR. (Cap. 3: 8)

a. Israel - Reino do Norte, conjunto de 11 tribos de Israel, foi chamado Infiel, foi despedida = recebeu carta de divórcio, por causa de sua infidelidade e adultério.


b. Judá - Reino do Sul, somente Judá, o Senhor via que a irmã de Israel estava querendo andar nos mesmos caminhos que Israel, e o profeta repreende seus erros, infidelidade, falta de temor, e prostituição.

Cap. 1: 16 - anuncia juizo, por causa da malícia, por deixarem o Senhor, por queimarem incenso a deuses estranhos, por se encurvarem diante de obras de mãos humanas. (Aplicar)

Cap. 2: 5 e 6
a) Que injustiça acharam vossos pais - Você acha que Deus é injusto ? O que estamos vivendo, "nossos problemas", será que é porque Deus não nos ama?
b) Para se Afastarem de Mim - Qual é o motivo do seu coração para continuar distante de Deus ?
c) Seguindo ídolos - Quantos de nós não temos constituídos sobre as nossas vidas ídolos, tirando a glória a quem é devida, ao nosso Deus. Vários, os são: Objetos, "Homens".

Cap. 2: 19
a) Toda malícia - atrairá o castigo.
b) Toda apostasia (deserção da fé, abandono de crença) - trará repreenção.
- Abandonar a Deus, nos traz amargura.
- Não ter TEMOR (Sentimento de Respeito e reverência, zelo).
* Como temos vivido nesses dias um evangelho barato e de conveniências, a busca a Deus se dá por causa de necessidades, não é este o evangelho apresentado a nós.
- Jeremias 2: 27 (Dizem ao pau, tu és meu pai, e à pedra, tu me geraste. Eles me viraram as costas, e não o rosto, Mas no tempo do seu aperto, dirão: Levante-se Deus, e livra-nos).


2. UM CHAMADO AO PRIMEIRO AMOR. (Cap. 2: 1 ao 3)
- Olha o que Deus diz, através do profeta:
- Lembro-me de tí, o Senhor exprimindo saudade de um tempo passado.
- Atitudes diferentes, verdadeiras.
- Lembro-me da DEVOÇÃO, AMOR, forma de o SEGUIR, de como eram SANTOS, e das PRIMÍCIAS.
- Devoção = dedicação, observância, afeição.
- Amor, nós amamos a Deus ? Se dizemos que amamos a Deus, e não amarmos o nosso irmão, segundo a palavra O AMOR DE DEUS NÃO ESTÁ EM NÓS. Posso ver o nó agora na sua garganta. Você ama a Deus?
- Quando Israel saiu do Egito, após 400 anos cativos, tendo que trabalhar para sua sobrevivência, agora no Deserto, apesar de ricos por causa de todo ouro, prata e utensílios que os egípcios haviam lhes dado, não tendo onde gastar, tiveram que viver na dependência total de Yavé, assim Deus nos quer.
- Santos = Separados, propriedade particular, peculiar.
- Primícias = Tudo em primeiro para o Senhor.


CONCLUSÃO


Amados, como estamos fazendo as coisas pra Deus relaxadamente, restauremos então o TEMOR em nossos corações pelo Senhor, pois pregamos tanto a respeito de curas, e dizemos que o Deus do passado ainda cura no presente, e mesmo estando sob a graça, nos esquecemos que também o mesmo Deus que punia com rigor seu povo no passado por causa do pecado, também age no presente. Voltemos a praticar a obras do primeiro amor, é claro com responsabilidade, devoção, adorando somente ao Senhor, sendo separados a cada dia, colocando-O em primeiro lugar em nossas vidas.


De seu Amigo e Pastor, Cristiano Fernandes.

Nenhum comentário: